Sobre a FPS
A importância e responsabilidade:
- A Federação Portuguesa de Surf ( F.P.S.) foi fundada em 1989 e já esteve localizada em Oeiras, Viana do Castelo, Porto e Sintra. Neste momento tem a sua sede em Carcavelos, Cascais.
- A FPS é atualmente liderada pelo Presidente, João Manuel de Carvalho Jardim Aranha.
- A F.P.S. é a instituição que representa, nacional e internacionalmente, as diversas modalidades que a compõe: Surf, Bodyboard, Longboard, Skimboard, Kneeboard, Bodysurf, Tow In e Tow Out. Até 2017 representou também o Skateboard.
- A F.P.S. é composta por cerca de 15.000 federados — 2.500 dos quais com licença desportiva em 2016, 100 clubes, 250 escolas, 3 associações nacionais e organiza cerca de 140 actividades por ano. É membro efectivo da International Surfing Association (ISA), da Federação Europeia de Surf (ESF), Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Também está filiada em muitas outras organizações e colabora com várias instituições de ensino, sociais e ambientais.
- A F.P.S. é responsável pela regulamentação desportiva nacional, pela calendarização das diversas actividades, pelo código disciplinar, pela arbitragem, pela formação de atletas, de treinadores, juízes e técnicos, pelo anti-doping, pela não violência no desporto, pela preservação ambiental e pela responsabilidade social.
- A F.P.S. é uma instituição democrática em que os diversos órgãos que a compõe têm autonomia e liberdade. A regulamentação dos diversos circuitos/provas são discutidos e concertados com os clubes, com os organizadores, com os técnicos e o mais importante, com os atletas, ou quem os representa.
- A F.P.S. é responsável pelas Selecções Nacionais, pelos seus resultados e pela preparação dos atletas de alta-competição. Portugal é o actual Vice-Campeão Mundial de Surf Open (titulo alcançado pela 3ª vez consecutiva, no passado mês de Maio em França), e Campeão da Europa de Juniores de Surf, Bodyboard e Longboard 2016.
Galeria de Resultados de Seleções Nacionais
- A F.P.S. é responsável pelas Selecções Nacionais, pelos seus resultados e pela preparação dos atletas de alta-competição. Portugal é o actual Vice-Campeão Mundial de Surf Open (titulo alcançado pela 3ª vez consecutiva, no passado mês de Maio em França), e Campeão da Europa de Juniores de Surf, Bodyboard e Longboard 2016.
Galeria de Campeões Europeus e Mundiais – Circuitos Profissionais
- Os Centros de Alto-Rendimento Surf são uma realidade. Temos a convicção que os CAR-Surf providenciarão a estrutura necessária para as nossas modalidades poderem alcançar um patamar superior. Existem actualmente 4 CAR Surf em Portugal: Viana do Castelo, São Jacinto (Aveiro), Nazaré e Peniche.
- A F.P.S. tem já a responsabilidade de uma média empresa, movimentando quase 300.000€ por ano e tem a confiança dos bancos, patrocinadores, clientes fornecedores, instituições financeiras e parceiros de negócio.
- A F.P.S. tem a confiança do Estado Português. Tem o Estatuto de Utilidade Pública que confere a autoridade desportiva. Tem a confiança e respeito das restantes federações desportivas nacionais e, principalmente, tem a confiança do Instituto do Desporto de Portugal e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Entidades que, nos últimos anos, têm apoiado, incondicionalmente, as nossas actividades e principalmente os nossos atletas, através dos programas de alta-competição.