O Eurosurf 2017 arranca já amanhã!

Próximo desafio da Seleção Nacional é o EuroSurf 2017

Campeonato tem lugar entre 7 e 16 de outubro…

A Federação Portuguesa de Surf já se encontra na praia de Jæren, na Noruega. É lá que, entre os dias 7 e 16 de outubro, a seleção nacional tentará recuperar o título europeu conquistado em 2011.

Vale realçar que uma comitiva lusa regressou há dias do Japão, onde competiu no 2017 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship, o Mundial Júnior de Surf que teve lugar em Hyuga entre 23 de setembro e 1 de outubro.

Nessa competição Portugal terminou em 9.º lugar.

Pedro Henrique, Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes e Tomás Fernandes foram os escolhidos pelo selecionador nacional, David Raimundo, para a categoria Surf Open no EuroSurf.

Na classe feminina, a escolha recaiu sobre Mafalda Lopes e a recentemente consagrada campeã europeia Carol Henrique.

Na modalidade de Longboard, todas as esperanças estarão depositadas em João Dantas, atual bicampeão nacional.

Daniel Fonseca e Teresa Padrela foram as escolhas para o Bodyboard Open e Bodyboard Feminino.

O objetivo é claro, segundo declaração do Selecionador Nacional, é:

“Vamos procurar recuperar o título europeu que conquistamos em 2011. Os atletas selecionados têm feito excelentes resultados este ano, o que nos levanta grandes expetativas para esta competição”.

Campeonato a sério, a doer, começa amanhã. Vamosssssssss!

Sobre o evento

As onze melhores seleções europeias disputam o título de campeão europeu este ano. Após a realização nos Açores, em 2013, e em Marrocos, em 2015, o Eurosurf tem lugar, este ano, em Stavanger, na Noruega. Apesar da relativa ausência de uma tradição surfística associada aos países nórdicos, a zona metropolitana de Stavanger é uma área reconhecida pela procura por parte de atletas internacionais, sendo considerada o centro surfístico da Escandinávia.

Numa altura em que se espera que os critérios de qualificação Olímpica sejam definidos (o Surf faz a estreia em Tóquio 2020), esta competição reveste-se de um interesse ainda maior. Até dia 16 de outubro, a praia de Bore – Klepp será, assim, palco de uma intensa disputa por parte de mais de 100 atletas, distribuídos pelas três modalidades em competição.