Seleções Nacionais

Em Portugal, existem diversas Equipas Nacionais de Surfing, divididas pelas diferentes especialidades/disciplinas.

As  Equipas Nacionais são coordenadas pelo Prof. Dr. Miguel Moreira, Consultor Técnico para o Desenvolvimento Desportivo, Formação de Treinadores, Equipas Nacionais e Alto Rendimento.

 

Surf – Actualmente estão constituídas duas equipas nacionais de Surf, uma Equipa Open e uma Equipa Júnior. Dos membros da equipa nacional são seleccionados os membros das respectivas Seleções Nacionais que competem a nível internacional em Campeonatos da Europa (periodicidade bi-anual), do Mundo (periodicidade anual). Esta é uma disciplina Olímpica, e como tal, a equipa nacional trabalha arduamente para lograr a qualificação para os Jogos Olímpicos.

 

Bodyboard – Disciplina não Olímpica, representada internacionalmente por duas equipas nacionais, uma Equipa Open e uma Equipa Júnior. Dos membros da equipa nacional são seleccionados os membros das respectivas Seleções Nacionais que competem a nível internacional em Campeonatos da Europa Open e Junior (periodicidade bi-anual), do Mundo, a periodicidade deste evento tem sido algo irregular. A última edição ocorreu em 2015.

 

Stand Up Paddle -Disciplina não Olímpica, representada internacionalmente por uma Equipa Open, nas vertentes de Ondas, Race Técnico e Maratona. Anualmente realiza-se o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa para as três categorias.

 

Longboard -Disciplina não Olímpica, representada internacionalmente por uma Equipa Open que incluí um membro de categoria Junior. A modalidade de Longboard encontra-se representada no Campeonato da Europa de Open e Junior, que ocorre simultaneamente com as modalidades de Surf e Bodyboard. Embora regularmente anunciado o Campeonato do Mundo tem sido algo intermitente ao longo do tempo. A última edição ocorreu em 2013.

 

Regulamento das Seleções Nacionais