Alto Rendimento

O desporto de alto rendimento é hoje reconhecido como importante fator de desenvolvimento desportivo. Para além de gozar de um invulgar impacto no plano social, gera um interesse e entusiasmo pelo desporto que acaba por contribuir para a generalização da prática desportiva.

O conceito de desporto de alto rendimento está relacionado com um elevado cariz de seleção, rigor e exigência e por isso apenas alguns dos melhores praticantes portugueses se encontram abrangidos por este nível de prática desportiva. Efetivamente a lei define alto rendimento como “a prática desportiva em que os praticantes obtêm classificações e resultados desportivos de elevado mérito, aferidos em função dos padrões desportivos internacionais”.

A inclusão de praticantes desportivos no regime de alto rendimento depende do mérito das classificações e resultados desportivos alcançados no plano internacional.

 

Histórico de Atletas da FPS inscritos no Programa de Alto Rendimento (1995 a 2009)

Histórico de Atletas da FPS inscritos no Programa de Alto Rendimento (actual enquadramento jurídico – desde 2010)

Resultados que ermitem a Inscrição no Registo de Alto Rendimento

Medidas de Apoio

Deveres dos Praticantes

Prémios de Mérito Desportivo

Bolsas Académicas

Legislação Aplicável

Orientações para Exames Nacionais

Listagem de Praticantes inscritos no Registo de Alto Rendimento (pressionar em “federação” para ordenar por este critério)

Medidas de Apoio Pós-Carreira