Tow In e Tow Out

Tow-in surfing é uma técnica pioneira iniciada por Laird Hamilton, Buzzy Kerbox, Dave Kalama, entre outros, em meados dos anos 1990. Nesta modalidade de Surfing, o surfista é rebocado por um Jet-Ski. Este método permite que o surfista “entre” nas ondas mais cedo do que o normal. tem uma vantagem demonstrada nas situações em que a onda é muito grande e se move muito rapidamente para o surfista apanhá-la apenas na remada.

Foi através da técnica de tow-in, que Garret McNamara surfou, na Praia do Norte da Nazaré, a maior onda já registada com 78 pés (cerca de 24 metros).

Tal como no Tow in, o Tow out consiste em rebocar um surfista por meio de um jet ski. A diferença entre as modalidades verifica-se essencialmente no facto de no tow in o surfista é rebocado no sentido da onda, e o no Tow out o surfista é rebocado no sentido inverso ao da onda, ou seja, contra a onda.

O tow out é utilizado principalmente em eventos de demonstração. Este são eventos de elevada espectacularidade pois permite aos surfistas aproveitar a velocidade do jet ski para fazer manobras aéreas de elevada projecção.