Stand Up Paddle

O Stand Up Paddleboarding (ou SUP) é uma antiga forma de surf que ressurgiu recentemente como disciplina autónoma.

Atletas internacionais como Laird Hamilton, Gerry Lopez, Dave Kalama e Robbie Naish foram os grandes responsáveis por difundir o desporto nos anos 90. A popularidade do SUP tem sua origem nos anos ’60 nas ilhas havaianas como uma maneira de os instrutores de surf administrarem melhor os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade. Existem vestígios de embarcações muito antigas em varios lugares do mundo que podem possuir a detenção da origem do desporte.

O SUP é um dos desportos que mais crescem no mundo. O Stand Up Paddleboarding na sua forma mais básica é um desporto praticado em águas planas com pranchas de maiores dimensões. O atleta rema por lazer ou treino físico.
O SUP pode ser praticado em ondas no mar, a semelhança do surf: essa disciplina é chamada SUP Surfing. Outra disciplina competitiva do SUP é o Race, uma corrida de um ponto a outro. As corridas podem ser em Flat Water (rios, lagos, etc.) e no mar. Há corridas de distâncias ou maratona e corridas de curtas distâncias, como Race Técnico ou sprints.

O Stand Up Paddleboarding em todas as suas formas é um desporto muito gratificante e um óptimo complemento para quem quer treinar e divertisse de forma diferente.Com ou sem ondas uma boa oportunidade para treinar o equilíbrio, fortalecer o corpo, relaxar a mente e aprender outras formas de deslizar na água.

O Quadro Competitivo Nacional inclui:

– O Circuito Nacional de SUP Wave, com duas categorias, Open e Sub18.

– O Circuito Nacional de SUP Race, com disciplinas: Race Técnico e Maratona, nas categorias de 12,6 e 14 pés, Masculinos e Femininos.