João Kopke e Camila Kemp vencem no arranque do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2013
João Kopke e Camila Kemp foram as figuras da primeira etapa do Circuito Nacional Surf Esperanças que terminou hoje na Caparica, ao vencerem as categorias de sub-18 e sub-18 feminino, respectivamente, num mar difícil de meio-metro e vento onshore depois de, no sábado, os competidores terem sido brindados com ondas excelentes de meio-metro a metro com favorável vento \\\"offshore\\\".
Nas restantes categorias, Francisco Duarte venceu em sub-16, Vasco Mónica foi o melhor dos sub-14, e o capariquenho Afonso Antunes, filho do antigo internacional João Antunes, bateu toda a concorrência em sub-12.
Triunfos ainda mais valorizados pela verdadeira maratona a que os jovens atletas (e toda a organização) foram submetidos, dada a impossibilidade de levar a prova até segunda-feira, devido às previsões de intempérie, com ondulações de 6 metros e ventos fortíssimos. Contas feitas, hoje, domingo, foram efectuadas 53 baterias, com a prova a terminar com a final de sub-18 já ao cair da noite, por volta das 18h30.
João Kopke congratulou-se com a vitória:
\\\"É muito bom começar o ano a ganhar, mas sobretudo é excelente estar aqui, depois de 3 meses sem vestir uma licra de competição, surfar e confraternizar com os amigos. Depois, acho que este circuito, até nestas condições, uma excelente experiência e uma escola para os campeonatos de Verão que faremos na temporada europeia.\\\"
Também Camila Kemp, de 17 anos, se mostrou muito satisfeita com a vitória e igualmente focada em voos internacionais:
\\\"O meu objectivo este ano é tentar chegar ao título nacional mas, sobretudo, tentar evoluir o meu surf para, em paralelo, começar a fazer algumas provas pela Europa.\\\"
Além dos surfistas, outro grande vencedor foi a organização, a cabo do Caparica Surfing Clube, representado por Miguel Inácio. Segundo o responsável da organização, este foi um desafio superado com distinção.
\\\"Dizer que hoje fizemos 53 baterias diz tudo sobre o esforço pedido a todos os envolvidos. Mas tivemos de o fazer pois as condições para amanhã são simplesmente horrorosas\\\", resumiu Miguel Inácio, acrescentando:
\\\"O balanço é extraordinariamente positivo, pois tivemos um recorde de 149 inscritos, com duas inscrições em cima da hora, o que diz bem do crescimento do surf em Portugal e da confiança nesta organização.\\\"
FINAIS
Sub-18
1º João Kopke
2º André Faria
3º Guilherme Fonseca
4º Pedro Coelho
Sub-18 fem.
1ª Camila Kemp
2ª Teresa Bonvalot
3ª Inês Silva
4ª Inês Bispo
Sub-16
1º Francisco Duarte
2º Guilherme Fonseca
3º Francisco Reis
4º Luís Perloiro
Sub-14
1º Vasco Mónica
2º João Moreira
3º Guilherme Ribeiro
4º Simão Penha
Sub-12
1º Afonso Antunes
2º João Vidal
3º Guilherme Ribeiro
4º João Garcia