Logotipo da FPS surfingportugal.com - o site oficial da Federação Portuguesa de Surf
Boa noite | 03:09 | Sábado, 11 de Setembro de 2010
Pesquisar
Informação Fotos

Espectáculo e muita adrenalina no penúltimo dia da Taça de Portugal de Surf 2010

Dia de grande espectáculo o que hoje se viveu na praia da Costa Nova, em Ílhavo, com centenas de pessoas a preencherem por completo o areal junto ao mar para assistirem e vibrarem com a edição de 2010 da Taça de Portugal de Surf, que amanhã termina com a atribuição do troféu ao clube vencedor.

O espectáculo que os muitos veraneantes tiveram o privilégio de assistir foi vivido com grande emotividade e algum nervosismo pelos atletas em prova, ou não estivessem em disputa os derradeiros lugares nas grandes finais das diversas categorias.

Com os melhores atletas em prova na busca de um lugar que lhes possibilitasse ainda lutar pela vitória nas respectivas categorias, o nível de surf praticado foi ainda mais elevado do que no dia anterior, apesar de o mar estar mais pequeno, com a ondulação a não chegar a um metro mas com uma excelente formação.

Tal como na véspera, o dia foi maioritariamente dedicado a etapas de repescagem, mas começou igualmente com a disputa da última fase de apuramento directo nas 10 categorias em que ainda não se tinham realizado. Derradeira oportunidade para muitos atletas alcançarem um lugar na Grande final das respectivas categorias, a competição foi bastante emotiva e disputada, com desempenhos muito semelhantes, o que apenas abona em favor da modalidade, já que o nível de surf, bodyboard, kneeboard e longboard praticado foi muito bom. Estiveram dos melhores atletas em prova e isso foi notório na qualidade das manobras efectuadas.

Amanhã, a primeira hora de competição é dedicada às últimas repescagens em Surf Juvenil, Cadetes, Júnior e Sénior e em BodyBoard Cadetes, Júnior, Sénior e Sénior Júnior. Depois vem a fase mais aguardada da Taça de Portugal, com a realização da Grande Final de todas as categorias em competição.

Das 11h00 às 16h00 estarão dentro de água os quatro melhores atletas de cada categoria nesta Taça de Portugal, que tudo farão para conquistar para o seu clube os 1000 pontos atribuídos ao vencedor.


Assim, hoje já ficaram completos alguns quadros de Grande Final.

Em KneeBoard, Pedro Velhinho (AS Aveiro), Tiago Silva (CN Povoense), Paulo Cunha (CRC Quinta dos Lombos) e Emanuel Embaixador (SC Sesimbra) vão lutar pelos 1000 pontos para os respectivos clubes, mas também pelo título nacional na categoria, já que este é atribuído em simultâneo com a disputa da Taça.

Na categoria de LongBoard os finalistas são Bruno Monteiro (AS Aveiro), João Carvalho (P Peniche SC), Luís Cruz (Surf Atitude) e Ivo Cação (AS Figueira da Foz). Em Surf Feminino Sénior, a refrega final será entre Mónica Santos (SC Sesimbra), Andreia Pereira (Surf Atitude), Ana Araújo (SurfJah Clube) e Rita Brilhante (CRC Quinta dos Lombos), enquanto na prova das mais novas (Júnior) Sara Solá (AS Aveiro), que logrou o apuramento com uma onda que iniciou a surfar no momento em que o heat terminou, vai medir forças com uma armada do CRC Quinta dos Lombos formada por Leonor Fragoso, Carlota Appleton e Maria Rocha.

Na categoria de BodyBoard Juvenil, em que competem atletas Sub-14, os quatro grande finalistas são Miguel Adão (AB Foz do Mondego), João Gomes (SurfJah Clube), António Lima (CRC Quinta dos Lombos) e Rafael Vidal (A Onda do Norte).

Em BodyBoard Feminino Sénior, devido à desistência de algumas atletas, a Grande Final será disputada apenas por Teresa Almeida (CD Nazaré), Carolina Gaspar (A Onda do Norte) e Ana Araújo (SurfJah Clube).


À entrada para o derradeiro dia de competição o CRC Quinta dos Lombos surge como o grande favorito à vitória da Taça de Portugal 2010, mas a Associação Onda do Norte e o CN Povoense têm ainda uma palavra a dizer.

Amanhã tudo se decidirá e tudo se saberá quanto a esta edição do troféu mais importante e ambicionado do calendário nacional de clubes, num dia em que as condições de mar esperadas são idênticas às de hoje, tal como as climatéricas, que proporcionarão aos atletas uma plateia numerosa e que se espera entusiasta.

O check-in está agendado para as 08h30, com a competição a ter início meia-hora depois.

A Taça de Portugal de Surf 2010 é organizada pela Federação Portuguesa de Surf, com o apoio local da Associação de Surf de Aveiro, o apoio institucional da CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO e o patrocínio de SUMOL, DEEPLY, PASCOAL, RTP, MEGA FM, RÁDIO TERRA NOVA E DIÁRIO DE AVEIRO.

Voltar atrásVoltar atrás

Deeply
Memmo Baleeira Sagres
Martinhal
Turismo de Portugal

Próximos eventos

11 e 12 de Setembro
4ª etapa do Circuito Nacional de Surf Open MASCULINO, Figueira da Foz

11 e 12 de Setembro
5ª etapa do Circuito Nacional de Surf Open FEMININO, Figueira da Foz

25 a 27 de Setembro
5ª etapa do Circuito Nacional Deeply Surf Esperanças, S. Torpes

Surf 2010

1 Frederico Morais 2918 pts.
2 João Guedes 2340 pts.
3 Filipe Jervis 2186 pts.
4 João Antunes 2142 pts.
5 Justin Mujica 2095 pts.

Bodyboard 2010

1 Tiago Silva 1200 pts.
2 Filipe Campos 1032 pts.
3 Hugo Pinheiro 876 pts.
4 Manuel Centeno 804 pts.
5 António Azevedo 732 pts.

Skimboard 2010

1 EMANUEL EMBAIXADOR 1860 pts.
2 SIMÃO PINTO 1590 pts.
3 JOÃO DINIS 1280 pts.
4 JOÃO GUERREIRO 1110 pts.
4 EDUARDO JOAQUIM 1110 pts.

Longboard 2010

1 João Brogueira 250 pts.
2 João Ferreira 215 pts.
3 João Nunes Carvalho 183 pts.
4 Manuel Constantino 168 pts.
5 Diogo Gonçalves 153 pts.

Filiações

Logo ISA
Logo ESF

Mínimo aconselhado: [IE 8 - FireFox 3 - Safari 4 - Opera 10 - Chrome 3]@ 1024x768
©Federação Portuguesa de Surf 2009