A sua língua:

Carina Duarte na China Cup para aprender...e surpreender

Carina Duarte é o mais jovem elemento da Selecção Nacional que partiu hoje para Hainan (China), para competir na China Cup 2013, mas é também, de pleno direito, uma veterana na defesa das cores nacionais, sendo esta a oitava vez que representa o surf de Portugal.

Na partida para a aventura chinesa, a surfista de Ericeira está naturalmente entusiasmada com uma prova que marca também a sua estreia competitiva em 2013:

\"É uma prova especial porque junta as melhores potências de surf do Mundo e, como tal, partimos sem pressão, não temos a obrigação de lutar por um lugar em especial, apenas de fazer o nosso melhor. Por isso, não vou com nenhum objectivo que não o de ajudar a Selecção a ir o mais alto possível!\"

Com as oito melhores nações do surf mundial em jogo, o nível desta prova é extremamente elevado, conforme atesta Carina Duarte:

\"Sim, a qualidade dos atletas nesta competição vai ser muito forte, quase como se fosse uma prova do WQS [ndr: circuito mundial de qualificação] ou até do WCT, pois há atletas femininas que correm o Mundial, mas isso será positivo pois permite-nos aprender e ajuda a trazer ao de cima o nosso melhor surf.\"

Tudo é diferente nesta prova, a começar pela própria localização, a China. Destino de ondas muito pouco explorado, suscita muita curiosidade nos nossos surfistas e Carina não é excepção.

\"Já ouvi dizer bem e mal do local onde vamos competir. Sei que é um point break de esquerda, o que me pode favorecer, mas só saberei quando a surfar. Essencialmente estou curiosa por ir a um país onde não iria normalmente e conhecer uma cultura completamente diferente. E, se correr bem, conseguir um bom resultado para Portugal, claro!\"

CARINA DUARTE

Idade: 18 anos

Data de nascimento: 22/01/94

Clube: Ericeira Surf Clube

Naturalidade: Mafra

Patrocinadores: Moche, Board Culture

Recorde-se que a China Cup é uma prova dedicada, em exclusivo, às oito melhores nações do Surf mundial no ranking da ISA 2012, apuradas no Mundial deJuniores do Panamá. Nomeadamente: Havai, Austrália, Brasil, EUA, Japão, França, Peru e Portugal.

Os eleitos de José Braga para esta competição da elite do surf mundial e que estarão em jogo títulos individuais e colectivos são:

OPEN

Vasco Ribeiro

Frederico Morais

Eduardo Fernandes

João Guedes

FEMININO

Maria Abecasis

Carina Duarte

EQUIPA TÉCNICA

José Braga

Pedro Barbudo (seleccionador adjunto)

A Federação Portuguesa de Surf conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos para as

Selecções Nacionais

Cartão de Saúde FPS