A sua língua:

Ben Skinner e Ruben Slva campeões no Estoril

Ruben Silva tornou-se hoje o primeiro campeão nacional de longboard, depois de alcançar os quartos-de-final da prova do Circuito Europeu de Longboard (ETL) – integrado no Estoril Surf Festival – e ver o concorrente directo ao título, João Veríssimo, ser eliminado na mesma fase pelo inglês Adam Griffiths. Uma etapa ganha pelo inglês Ben Skinner que, depois de alcançar as meias-finais, se sagrou campeão do Circuito Europeu de Longboard 2012.

Em mais um dia de belas ondas na praia do Guincho com cerca de metro, Ruben Silva perdeu nos quartos-de-final com o francês Edouard Delpero, 5o do ranking mundial da modalidade com um score de 9 contra 13,1 do gaulês. Mas viu João Veríssimo ser afastado na mesma fase (6,9 contra 13,75) por Griffiths, candidato ao título europeu e finalista vencido desta etapa, o que lhe garantiu o triunfo no Nacional por escassos 30 pontos, o que diz bem da competitividade da prova.

Com esta vitória, Ruben tornou-se o primeiro campeão nacional de Longboard oriundo do Porto, uma curiosidade que serve para colocar a proverbial cereja num fim-de-semana de sonho para este surfista que apenas há dois anos começou a dedicar-se seriamente a esta variante:

\"Faço surf há mais de 20 anos e fazia Longboard ocasionalmente, sobretudo nos dias em que, depois de fazer um triatlo, que também pratico, estava demasiado cansado para surfar em prancha pequena. Depois, entrava em algumas provas e o Lufi (ndr: Luís Bento, shaper e competidor do Nacional de Longboard) incentivou-me a continuar e agora aqui estou, campeão nacional!\"

Acerca da prova, inserida numa etapa do Circuito Europeu de Longboard, Ruben só tem elogios:\"É excelente estarmos a competir com alguns dos melhores da Europa e do Mundo. Ajuda-nos a suplantarmo-nos e a evoluir. Depois, tivemos muita sorte com as ondas. Sou do Porto e não costumo surfar muito no Guincho, mas sei que costuma ser muito ventoso pelo que fomos felizes com as condições.\"

Uma última palavra para o estado da modalidade em Portugal:

\"Estes campeonatos são muito importantes, também porque dão oportunidades de divulgação à modalidade. O longboard em Portugal tem sido pouco valorizado e estas provas ajudam a inverter essa tendência. Agora, como costumo dizer aos meus patrocinadores, apenas prometo trabalho para continuar nesta senda de sucesso. Este foi, aliás, um ano de sonho, com a vitória na Taça de Portugal e agora no Nacional.\"

Mas o rei da festa, hoje, foi mesmo inglês. Ben Skinner de seu nome, conquistou o quarto título do Circuito Europeu de Longboard, mas se se levar em consideração títulos do Eurosurf e da ASP, \"Skin Dog\" leva qualquer coisa como 10 troféus que o consagram como o capeoníssimo da modalidade no Velho Continente.

\"Sim, foi o meu quarto título do ETL e é um circuito que aprecio muito pelo seu papel no desenvolvimento do longboard a nível europeu. É por isso que me honra muito conquistar mais este troféu, ainda pr cima no Estoril. Foi aqui que me sagrei campeão Europeu pela primeira vez e é muito bom poder celebrar aqui novamente\", confessou Ben Skinner.

O inglês das Channel Islands encontrou este fim-de-semana, no Guincho \"condições de sonho\":

\"Fomos abençoados com boas ondas. Sempre 3 a 4 pés (ndr: cerca de metro) com vento fraco, hoje um pouco mais pequeno mas mais perfeito, com sol, em Dezembro?! Na minha terra não temos este clima...\"

Convidado a apreciar o nível dos longboarders nacionais, Ben Skinner não poupou elogios ao novo campeão nacional, Ruven Silva:

\"Todos os anos que aqui venho vejo o nível dos longboarders nacionais evoluir e sei que hoje se decidiu aqui também o campeão nacional. Vi-o surfar durante todo o campeonato e ele \'ripou\' em todos os heats. Tem um surf fantástico, com curvas muito poderosas. De resto, fui muito bem tratado aqui em Portugal e só tenho coisas boas a dizer desta terra. O Estoril é como uma segunda casa para mim.\"

A festa terminou com a entrega de prémios em S. pedro do Estoril, encerrando assim, mais uma bela temporada de longboard português e Europeu. Até para o ano!

O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Federação Portuguesa de Surf, da Federação Europeia de Surf, do Desporto Escolar, Junta de Freguesia do Estoril, Junta de Freguesia de Carnaxide, Fundação o Século, Deeply, Guincho Surf Shop, do Restaurante/Bar Enseada, Pizzaria/Bar Praia de S. Pedro, Restaurante/Bar Casa da Praia, Pizzaria Gordos, Boteco da Linha, Folha Skimboards, Sagres, Print to File e Culto da Imagem.

Mais informação em: http://www.surfingclubeportugal.com/ http://www.facebook.com/pages/Surfing-Clube-de- Portugal/331219988704

Cartão de Federado 2014
Apoios